quinta-feira, 25 de junho de 2015

​EXPOSIÇÃO SÃO GOTARDO 100 ANOS DE HISTÓRIA, 'CAUSOS' E TRANSFORMAÇÃO

São Gotardo celebra sua história no tempo se tornando uma cidade centenária nesse ano de 2015. Torna-se, sobretudo pelo desejo de continuidade e desenvolvimento cultural, necessário permitir que a população experimente parte de sua história de forma natural. Entendemos que o ser humano, ao estabelecer consciência e capacidade de reflexão crítica sobre o lugar que ocupa na sociedade, pode se sentir parte da mesma, e, portanto, sujeito e agente de transformação sociocultural. É preciso conceber de forma não apenas técnica o conceito de patrimônio cultural.  Compreender significados históricos através da fotografia é um caminho para que apreciemos de forma prazerosa o patrimônio cultural que nos cerca e influencia nossas vidas.
A exposição São Gotardo: 100 anos de História, ‘Causos’ e Transformação foi pensada e realizada na busca por possibilitar esse momento à população nesse ano de comemoração. As fotos aqui apresentadas são parte pequena das representações de nossa cultura material e imaterial ao longo de 100 anos de emancipação Sangotardense. Sabemos que muitas outras manifestações culturais são merecedoras de registros e destaque em nossas ações em prol da fomentação cultural; contudo, buscamos abrir espaço para que tais ações se tornem contínuas, e cada vez mais possamos nos sentir representados nesse centenário, pelo que mudou, permaneceu, e pelo que surge na história de nossa cidade.

               A exposição se trata de uma iniciativa do Setor Municipal de Cultura, apoiada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São Gotardo em atuação, sob diferentes composições, desde 1997 e orientada pela Coordenadora do Patrimônio Histórico e Cultural local: Ana Tereza da Silva Nunes.  A seleção das imagens percorreu o caminho da atuação do Conselho em nosso município, os bens tombados, inventariados e protegidos enquanto parte desse inventário coletivo de nossa identidade. Foram utilizadas imagens pertencentes ao acervo do Setor de Cultura de nossas representações arquitetônicas e do cenário estético passado da cidade. Foram utilizadas imagens pertencentes à página São Gotardo: Fotos Históricas, autorizadas e cedidas pelo administrador da mesma e historiador Webertom Garcia; que há anos vem divulgando nosso passado capturado e arquivado por diferentes pessoas de nossa cidade.
               Agradecemos também a cessão de uso das imagens referentes ao Sparta Esporte Clube de São Gotardo por parte de seu fiel defensor e promotor Francisco Miguel. O time faz parte de nossa cultura local desde o ano de 1952 e ocupa lugar de merecido destaque no imaginário de nossa população; para além se ser instrumento ainda ativo de promoção da vida saudável enquanto espaço de inserção de nossa juventude no cenário esportivo local e regional.
               As imagens referentes ao Congado são de autoria do fotógrafo Davi Sato. A maneira como tal representação se apresenta através de suas lentes nos faz rever seu significado, antes de uma simples manifestação festiva, seu olhar consegue capturar a essência dessa prática enquanto tradição de Cores e Louvores na História de São Gotardo. Sua permanência no tempo lhe confere uma missão: unir o sagrado e o leigo, por meio de uma tradição sociocultural. A festa é coletiva, é troca de experiências, recreativa, lúdica. E é admirável que o fotógrafo Davi Sato consiga nos fazer sentir tudo isso através de um, de vários momentos capturados por uma câmera fotográfica. Nosso afetuoso agradecimento pela cessão do uso dessas imagens para compor nosso recorte histórico e cultural centenário por meio dessa exposição.































Um comentário:

  1. Olá, sou professora da Escola Estadual Coronel Oscar Prados e gostaria de convidar o setor de Cultura para visitar o blog memorial que nosso alunos dos terceiros anos do Ensino Médio desenvolveram em comemoração ao centenário de São Gotardo. Desde já agradecemos.

    http://memorialsg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir